Um sertanejo (assuense) que procurou aprender e ensinar matemática para jovens do ensino médio e superior, hoje em dia experimentador da culinária do sertão.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Dia de Santo Antônio
Estive em Lisboa, na Igreja dedicada a Santo Antônio. Belíssima !
Do site da Câmara Municipal de Lisboa extraimos o texto abaixo:
A Igreja de Santo Antônio
A Igreja de Santo António é pertença da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido classificada como Monumento nacional pelo Dec nº 19484 de 18/03/1937; Z.E.P, D.G., 2ª série , nº 213 de 11/09/1961.
Foi edificada entre 1767 e 1812, obra do arquitecto Mateus Vicente de Oliveira, no local em que anteriormente se encontravam as casas onde se reunia o Senado da Câmara Municipal de Lisboa desde o séc. IV até ao séc. XVIII. Estes edifícios pertencentes ao Concelho integravam uma capela anexa, dedicada ao Santo Padroeiro da Cidade, que foi ampliada e alvo de diversas obras de recuperação, em particular entre 1719 e 1728.
O terramoto de 1755 destruiu significativamente a igreja, tendo restado desta construção apenas uma parte da Capela Mor e a Cripta, local onde terá nascido o Santo. A construção da Igreja actual, após o terramoto, foi financiada pelas esmolas dos fiéis ao Santo.
A elevada frequência de visitas, revela a importância e expressão do culto a Santo António, prestado não só por lisboetas, bem como por cidadãos de todo o mundo.
No edifício contíguo à igreja situa-se o Museu Antoniano, equipamento municipal cuja gestão e manutenção é competência da Divisão de Museus e Palácios do Departamento de Património Cultural.
Endereço:Rua das Pedras Negras, 11100-401 Lisboa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário